Você sabe mesmo qual é a diferença entre o que é um custo fixo e um custo variável?

Antes de falar mais sobre este assunto, que vejo mais de 90% das pessoas errarem, quero te dizer que no SELLFA, um aplicativo que faz o planejamento financeiro estratégico, você não precisa se preocupar com conceitos, pois o SELLFA organiza os seus dados por categorias para você e te apresenta todo o planejamento já feito e te orienta sobre o que deverá fazer e onde por foco, mesmo que você não seja um expert em finanças!

Em minha experiência como consultor e mentor de gestão clínicas médicas, facilitador o seminário Empretec e até como professor em MBAs corporativos, mesmo depois de mostrar os nomes e tipos dos custos fixos e também das variáveis de forma organizada e separada, muitas pessoas ainda perguntam se os impostos não deveriam estar no conjunto dos custos fixos, pois são pagos todos os meses.

O que qualifica um custo como “FIXO” ou “VARIÁVEL” não é a frequência ou periodicidade em que são pagos. O que qualifica um custo como VARIÁVEL é se ele VARIA junto ao aumento ou queda das vendas, como por exemplo, o custo dos impostos, que terá maior valor a pagar nos meses de maiores vendas, o custo dos meios de pagamento (cartão de crédito, débito), as comissões de venda e o custo do produto / insumos. O custo da mão de obra pode ser calculado como custo variável se for pago por produção, mas deverá ser considerado um custo fixo se o contrato for por valor mensal fixo (CLT ou contrato terceirizado / PJ).

Já os custos FIXOS são todos os custos que NÃO VARIAM junto ao aumento ou diminuição das vendas de cada mês, isto é, são os custos de manutenção da empresa aberta e que terão de ser pagos da mesma forma tanto no mês em que as vendas forem ruins quanto nos meses em que as vendas forem muito boas.

Esta discussão conceitual, embora muito interessante para quem gosta, pode até irritar o empreendedor que quer pôr a mão na masse e “ir trabalhar” (como se o planejamento não fosse trabalho, rs), vender e produzir. A boa notícia é que, com o SELFFA você não precisa se preocupar com isso, você simplesmente irá colocar o valor do aluguel, do contador, do marketing, qual é o preço do produto / matéria-prima, quantas unidades vendeu no mês e pronto, seu planejamento estratégico estará pronto em menos de 1 hora, menos tempo do que levaria em uma discussão sobre o conceito do que é custo ou despesa, do que é custo fixo ou variável ou do que é custo direto ou indireto.

Uma decisão errada pode comprometer o seu resultado por muito tempo!

Espero que este texto tenha ajudado a entender um pouco mais sobre este assunto.

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